COM A PALAVRA: “O nosso interesse é em salvar vidas”
Bárbara de Sales Roma tem 27 anos. É Psicóloga e Especialista em avaliações psicológicas, portadora do CRP: 17/2655. Abaixo ela fala sobre o suicídio, alguns fatores desencadeadores e formas de prevenção/tratamento.
O suicídio é um ato intencional de se matar, tendo a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, o alcoolismo e a drogadição como exemplos de transtornos psicológicos mais comuns. Mas também não podemos esquecer dos fatores sociais, familiares, religiosos e econômicos, pois o comportamento suicida está associado com a impossibilidade da identificação de alternativas para solucionar os conflitos. Então, a morte, é uma resposta para a fuga de uma situação sem solução.
A atuação do psicólogo nesses casos de tentativa de suicídio é de extrema importância, pois o profissional vai agir diretamente no ponto em que o paciente não “quer” ou não sabe resolver. Na maioria das vezes ele não tem consciência do problema que o está afetando. Dessa forma, nós enquanto profissionais de saúde mental, ficamos sempre em alerta para comunicar a família uma possível tentativa de suicídio, em vista que detectamos possíveis sintomas a partir de critérios inerentes à profissão.
O nosso interesse é em salvar vidas. No entanto, devemos ter o cuidado de manter o sigilo quando estamos realizando esse atendimento especializado e deixarmos claros no ato do contrato, a delicadeza que cada caso requer, de acordo com a ética profissional. Desde o início da terapia, devemos ter o cuidado para não falar na hora errada para não prejudicar todo o processo terapêutico.
A campanha do setembro amarelo visa conscientizar a população da prevenção do suicídio, tendo como objetivo alertar toda essa realidade que estamos vivendo.
Outras informações estão disponíveis em: Psicóloga Bárbara Roma