top of page

EDUCAÇÃO

Aluno:

A depressão está em toda parte!

 

    A depressão não é exclusividade para pessoas de nenhuma raça, grupo social, religião, etc. Ela está presente em vários cenários e contextos.

    Há relatos de atores, cantores, padres, atletas, entre outras pessoas bem sucedidas e relevantes socialmente, que sofreram com os sintomas da depressão.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

    Portanto, o importante é pedir ajuda e orientações para superar os sintomas, através do tratamento correto em busca de sua cura.

​

​

​

Tecnologia e Saúde Mental: aplicativos que ajudam a cuidar da mente

​

    A tecnologia pode ser uma excelente aliada para ajudar na promoção e prevenção da saúde mental. Selecionamos alguns aplicativos que podem auxiliar no combate e tratamento da depressão.

​

ADDS

    O objetivo dele é "auxiliar no diagnóstico de depressão e na definição de Risco de Suicídio".

 

 

 

​

​

​

​

 

 

 

​
 

Cogni

    Anota seus sentimentos marcantes e variações de humor. Com o tempo, o app faz um registro de padrão de comportamentos. Dessa maneira, o usuário consegue perceber o que o deixa feliz ou triste.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Spiritual Me

    Ensina os passos necessários para a técnica da meditação, "com foco na consciência plena e positivismo". Há ainda as funcionalidades de registrar o progresso pessoal.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Atividade Física e Saúde Mental

 

    O corpo e a mente podem ficar muito mais saudáveis quando a pessoa costuma praticar atividade física regularmente, pois isso ajuda a liberar substâncias benéficas para o cérebro, principalmente para o humor, como a serotonina e a endorfina, que estão diretamente ligadas à sensação de bem-estar e prazer.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

    Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, os exercícios aeróbios são os mais capazes de liberar estes neurotransmissores, mas devem ser realizados pelo menos por 30 minutos ao dia, 3 vezes por semana e manter a batimentos cardíacos em 75% da intensidade máxima (para calcular isso, é só fazer a conta: 220 batimentos cardíacos por minuto – sua idade X 0,75).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Além de ajudar a tratar, o exercício pode ainda prevenir a depressão, mas vale ressaltar que a atividade física é apenas parte de um tratamento multidisciplinar contra a doença, feito também com medicamentos e terapias.

​

Artigos

 

Revista Superinteressante:

​

- Não há vida sem wi-fi

​

    A nomofobia, o medo de ficar sem smartphone, e a FoMO, o medo de estar perdendo alguma coisa, são as mais novas facetas da ansiedade.

​

Acesse: https://super.abril.com.br/comportamento/nao-ha-vida-sem-wi-fi

 

- Um dia na vida de… uma pessoa com ansiedade ou depressão

​

    Perguntamos para pessoas com doenças mentais quais são as situações mais desagradáveis que elas passam no cotidiano e desenhamos para você.

​

Acesse: https://super.abril.com.br/comportamento/um-dia-na-vida-de-uma-pessoa-com-ansiedade-ou-depressao

 

Revista Galileu:

 

- A depressão pode mudar a estrutura do cérebro, afirma pesquisa

​

    Dados da OMS mostram que a depressão atinge 11,5 milhões de brasileiros.

​

Acesse: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/07/depressao-pode-mudar-estrutura-do-cerebro-afirma-pesquisa.html

Essa sessão é destinada aos alunos que buscam conhecer mais sobre o tema da depressão e ansiedade ou que possuem esses problemas e querem entender melhor sobre sua saúde mental

bottom of page